Mulheres que transformam desafios em oportunidades.
- Anária Pereira

- 1 de mar. de 2023
- 4 min de leitura
Anária Pereira da Docência à Advocacia.

Esse tema reflete a ideia de um projeto voltado para às mulheres que enxergam além dos desafios de suas vidas as inúmeras oportunidades que elas podem ter se decidirem supera-los.
Assim como eu, muitas mulheres precisam abrir mão de muitas coisas em suas vidas para poder alcançar seus objetivos e é sobre isso que escreverei hoje a vocês. Espero que desfrutem da leitura e que ela agregue valor e suas vidas.
Eu, Anária Pereira não tive uma infância muito fácil, venho de uma família bastante humilde, porém foi justamente a falta de recursos materiais que me impulsionaram a lutar pelos meus objetivos. Foram os inúmeros desafios que formaram meu carácter e a minha personalidade. Acredito que o ser humano se torna mais forte quando ele precisa tomar a decisão de não se deixar vencer pelos desafios de sua vida.
Desde criança sempre fui determinada e persistente, sonhava em ser uma profissional que ajudasse outras pessoas, daí surgiu a minha escolha pela docência, a qual me proporcionou uma experiência incrível com cada aluno que pude conhecer em sala de aula. Ser professora é uma missão árdua e que exige muito mais que conhecimento, lecionar é um dom que é dado àqueles que tem por objetivo de vida a transformação intelectual de alguém através do conhecimento.
Na minha primeira graduação passei por inúmeros desafios que poderiam facilmente terem me feito desistir, mas me mantive firme na minha decisão pela docência. Conclui o curso de letras português e em pouco tempo já estava em sala de aula exercendo o ofício que tanto almejava.
E a Advocacia, como ela surgiu em minha vida?
Costumo dizer que fui escolhida por ela, pois não cresci com o desejo de ser advogada, na verdade essa profissão era uma realidade distante, talvez pelas circunstâncias da vida fui levada a acreditar que não seria capaz de me tornar uma profissional na área do direito, pensava nas inúmeras limitações que perfaziam minha vida, teria que abrir mão de muitas coisas para poder me dedicar a mais uma graduação, passar por todas as etapas que um curso de direito possui me causando medo e angústia, além do anseio de não ter oportunidades no mercado de trabalho tão competitivo que é a advocacia. Mas, confiei no propósito que Deus tinha pra minha vida, pois se Ele havia me apresentado a advocacia quando ainda estava na minha primeira graduação, não seria um acaso, mas uma providência.
Concordo que as vezes nem tudo é tão claro ao ponto de decidirmos facilmente qual caminho seguir, precisamos ter uma mente mais aberta além do que podemos ver com nitidez, assim aconteceu comigo, no início não via que a advocacia era mais uma oportunidade que estava sendo me apresentada para poder desempenhar aquilo que eu desejava na docência, trabalhar com pessoas e contribuir significativamente na vida de tantas famílias através da justiça social.
Toda decisão que tomamos em nossas vidas exige uma mudança de atitudes, hábitos e consequentemente precisamos nos revestir de coragem, ousadia e determinação.
A transição que fiz da docência para a advocacia foi um processo que me fez perceber que embora eu amasse estar em sala de aula, não poderia continuar a exercer essa função, pois já não conseguia me dedicar tanto quanto eu gostaria, sou do tipo de pessoa que me esforço para dar o meu melhor em tudo que faço e se por algum motivo não consigo faze-lo com excelência, prefiro dar espaço para outrem. Essa atitude nem todos conseguem compreender ou realizar, pois há pessoas tão generalistas que embora não consigam administrar o seu tempo em inúmeras tarefas, não cedem o lugar para outra pessoa brilhar, isso é um erro, não só conosco, mas também com aqueles que merecem o bom desempenho de nosso dever.
Hoje posso afirmar que sou feliz e realizada como Advogada e percebo que a docência me preparou para minha atuação na advocacia.
Ser advogada tem seus desafios, porém nenhum deles supera a satisfação do dever cumprido. Consigo através do meu trabalho tocar as pessoas de uma forma que vai muito além de um contrato de honorários, cada cliente conquistado é uma família que será ajudada e uma realidade social a ser transformada.
Mulheres, eu vos digo não desanimem se o caminho que escolheram traçar possui obstáculos, acreditem todas as boas coisas nas nossas vidas são conquistadas através de muito esforço. Sempre desconfie do que nos é apresentado com facilidade, pois o que nos dignifica são as lutas que travamos para chegarmos ao topo de algo que tanto almejamos.
Enfim, se pudesse lhes dar um conselho, seria esse: Não desistam do que faz seu coração pulsar mais forte, acreditem nos propósitos que Deus tem para a vida de cada uma de vocês, os planos Dele sempre darão certo, mas é preciso confiar e ter coragem, continuem lutando todos os dias, sem perder a fé, o foco e a determinação.
Obrigada pela leitura, nos vemos em uma próxima oportunidade.
De Anária Pereira para todas as Mulheres que transformam desafios em oportunidades.




Comentários